Projeto Plantae

PROJETO PLANTAE
Plantando árvores, colhendo qualidade de vida
Organizador Prof. Wilson Alves da Luz
Introdução:
Ultimamente, um dos temas mais debatidos no mundo é o aquecimento global. Este fenômeno é causado pela ação do homem que vem poluindo o ar, as águas e, principalmente, destruindo a vegetação do planeta. Causando, com isso, uma grande alteração no ecossistema terrestre. Só através de uma consciência coletiva, voltada para a preservação ambiental, poderemos mudar esse quadro.



A escola tem um papel importantíssimo nesse processo de transformação do pensamento e das ações do homem com relação ao meio em que vive. Devendo conscientizar da necessidade de se reciclar o lixo, combater o desperdício de água e energia elétrica, e acima de tudo, destacar a importância das árvores para o equilíbrio climático do planeta bem como para a sobrevivência de toda a humanidade

Objetivos:
Conscientizar a comunidade da necessidade de preservação ambiental, principalmente das plantas, no sentido de tentar garantir, minimamente, às gerações futuras, principalmente à urbana, o direito de conhecer que o desenvolvimento global sustentável depende de atitudes que preservem o meio ambiente e reforcem a necessidade do engajamento social.



Desenvolver nos indivíduos o senso crítico e habilidades necessárias, que levem a conhecer os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais, para que possam com isso melhorar a qualidade de vida e proteger o meio em que estamos inseridos para a presente e as futuras gerações


Metodologia:
 Através de abordagens, de forma transversal, de assuntos relacionados com a temática do projeto, capazes de difundir conceitos básicos sobre desmatamento, arborização urbana, jardinagem, paisagismo, ecológico e orgânico, conservação, uso adequado e proteção dos recursos naturais. Bem como a aistribuição de mudas de plantas diversas,  tais como Oiti, Açaí, Ipê, Cupu etc., para os alunos  e para a comunidade do bairro Vila Lobão e adjacências,   os quais assumirão a responsabilidade de plantar e cuidar das mesmas.

Conclusões:
Após a quarta edição do projeto,  já foram distribuídas centenas de árvores para a comunidade da Vila Lobão e adjacências. Sendo que hoje, é grande a quantidade de árvores plantadas nas calçadas, bem como nos quintais das residências do bairro. Isso vem contribuindo para melhorar o visual paisagístico do bairro, além disso à media que as plantas forem crescendo, o clima terá uma melhora considerável.

  


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review